Solicitar auxílio-doença pelo INSS: passo a passo

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Pessoas que estão incapacitadas para o trabalho por mais de 15 dias podem solicitar o benefício

Auxílio-doença

O auxílio-doença é um benefício pago pelo INSS para pessoas que estão incapacitadas para o trabalho ou atividade habitual por mais de 15 dias seguidos. Para solicitar o benefício, é necessário atender aos seguintes requisitos:

  • Estar filiado ao INSS;
  • Ter contribuído para o INSS por, no mínimo, 12 meses (no caso de acidente de trabalho, não é necessário esse tempo de contribuição);
  • Estar incapacitado para o trabalho ou atividade habitual por mais de 15 dias seguidos.

A solicitação do auxílio-doença pode ser feita pela internet, pelo aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135.

Como solicitar pelo Meu INSS

Para solicitar o auxílio-doença pelo Meu INSS, siga os passos abaixo:

  • Acesse o site do Meu INSS.
  • Faça login com seu CPF e senha.
  • Clique em “Pedir Benefício por Incapacidade”.
  • Preencha o formulário de solicitação.
  • Anexe os documentos necessários.
  • Clique em “Enviar”.

Documentos necessários

Os documentos necessários para solicitar o auxílio-doença são:

Atestado médico ou relatório médico com o diagnóstico da doença e a incapacidade para o trabalho ou atividade habitual.

  • Carteira de identidade.
  • CPF.
  • Certidão de nascimento ou casamento.
  • Comprovante de endereço

Prazo de análise

O prazo de análise do pedido de auxílio-doença é de 30 dias. Durante a análise, o segurado pode ser chamado para perícia médica.

Recursos

Se o pedido de auxílio-doença for negado, o segurado pode recorrer da decisão. Para isso, é necessário apresentar um recurso administrativo no prazo de 30 dias.

auxílio-doença é um benefício importante para as pessoas que se encontram em situação de incapacidade para o trabalho. Para solicitar o benefício, é necessário seguir os passos descritos acima e atender aos requisitos exigidos pelo INSS.

Orientações

  • Para facilitar o processo de solicitação, é importante reunir os documentos necessários antes de iniciar o pedido.
  • Se o pedido for negado, o segurado deve verificar se todos os documentos foram apresentados corretamente.
  • Se o pedido for negado novamente, o segurado pode recorrer da decisão.
Dúvidas

Em caso de dúvidas, o segurado pode entrar em contato com o INSS pelo telefone 135 ou pelo site do órgão.

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Jornalista em formação a 15 anos