Pessoas que estão incapacitadas para o trabalho por mais de 15 dias podem solicitar o benefício
Auxílio-doença
O auxílio-doença é um benefício pago pelo INSS para pessoas que estão incapacitadas para o trabalho ou atividade habitual por mais de 15 dias seguidos. Para solicitar o benefício, é necessário atender aos seguintes requisitos:
- Estar filiado ao INSS;
- Ter contribuído para o INSS por, no mínimo, 12 meses (no caso de acidente de trabalho, não é necessário esse tempo de contribuição);
- Estar incapacitado para o trabalho ou atividade habitual por mais de 15 dias seguidos.
A solicitação do auxílio-doença pode ser feita pela internet, pelo aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135.
Como solicitar pelo Meu INSS
Para solicitar o auxílio-doença pelo Meu INSS, siga os passos abaixo:
- Acesse o site do Meu INSS.
- Faça login com seu CPF e senha.
- Clique em “Pedir Benefício por Incapacidade”.
- Preencha o formulário de solicitação.
- Anexe os documentos necessários.
- Clique em “Enviar”.
Documentos necessários
Os documentos necessários para solicitar o auxílio-doença são:
Atestado médico ou relatório médico com o diagnóstico da doença e a incapacidade para o trabalho ou atividade habitual.
- Carteira de identidade.
- CPF.
- Certidão de nascimento ou casamento.
- Comprovante de endereço
Prazo de análise
O prazo de análise do pedido de auxílio-doença é de 30 dias. Durante a análise, o segurado pode ser chamado para perícia médica.
Recursos
Se o pedido de auxílio-doença for negado, o segurado pode recorrer da decisão. Para isso, é necessário apresentar um recurso administrativo no prazo de 30 dias.
auxílio-doença é um benefício importante para as pessoas que se encontram em situação de incapacidade para o trabalho. Para solicitar o benefício, é necessário seguir os passos descritos acima e atender aos requisitos exigidos pelo INSS.
Orientações
- Para facilitar o processo de solicitação, é importante reunir os documentos necessários antes de iniciar o pedido.
- Se o pedido for negado, o segurado deve verificar se todos os documentos foram apresentados corretamente.
- Se o pedido for negado novamente, o segurado pode recorrer da decisão.
Dúvidas
Em caso de dúvidas, o segurado pode entrar em contato com o INSS pelo telefone 135 ou pelo site do órgão.
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