O IFPE Belo Jardim abriu, nesta segunda-feira (29), inscrições para o curso de extensão em Iniciação à Programação com Scratch lol. O curso é voltado para estudantes que cursam o 8° ou 9° ano do ensino fundamental.
Curso é voltado para estudantes que cursam o 8° ou 9° ano do fundamental
As inscrições são on-line e podem ser realizadas até a próxima sexta-feira (3), via preenchimento do formulário eletrônico de inscrição.
O curso, que é gratuito e possui carga horária de 30 horas, tem o objetivo de proporcionar o desenvolvimento de conceitos básicos em lógica de programação, utilizando a programação em blocos, e será ministrado por estudantes do curso de Engenharia de Software, sob coordenação do professor João Almeida.
As aulas acontecerão às segundas e quartas-feiras, das 19h às 22h, no Bloco do curso de Engenharia de Software, durante o período de 13 de maio e 12 de junho.
Estão sendo ofertadas 30 vagas e o critério de seleção é a ordem de inscrição. O não comparecimento a duas aulas seguidas sem justificativa abre a vaga para quem estiver na lista de espera.
Explorando a Carreira de Programador:
A extensão em Iniciação à Programação com Scratch é um curso introdutório que visa ensinar os fundamentos da programação usando o ambiente Scratch, que é uma plataforma de programação visual desenvolvida pelo MIT. Esse curso geralmente é voltado para iniciantes, especialmente crianças e adolescentes, para ensiná-los os conceitos básicos de lógica de programação e algoritmos de uma maneira divertida e interativa.
Quanto à profissão de programador, é uma carreira ampla e diversificada. Os programadores são responsáveis por escrever, testar e manter o código de software que alimenta aplicativos, websites e sistemas. Eles podem trabalhar em uma variedade de setores, incluindo tecnologia da informação, jogos, finanças, saúde e muito mais.
O salário de um programador pode variar dependendo do país, da experiência, da especialização e do setor em que trabalham. Em geral, os programadores podem ganhar um salário inicial razoável, com oportunidades de aumento à medida que ganham mais experiência e habilidades. Em alguns lugares, os salários iniciais podem ser modestos, mas tendem a crescer à medida que se tornam programadores mais experientes.
Quanto ao tempo necessário para se formar como programador, não há um caminho único. Alguns programadores são autodidatas e aprendem programação por conta própria, enquanto outros obtêm diplomas universitários em ciência da computação, engenharia de software ou áreas relacionadas.
Um diploma universitário típico em ciência da computação geralmente leva de 3 a 4 anos, mas muitos programadores entram na profissão após completar cursos mais curtos ou treinamentos específicos em programação.
Leave a Reply